NOTA DE REPÚDIO

A Comissão de Direitos Humanos e a Diretoria da OAB, Subseção de Anápolis, vêm a público, manifestar repúdio sobre lamentável fato ocorrido em 26/10/2020 em Goiânia – GO, quando, após solicitar refeição, via aplicativo (ifood), a ser entregue em luxuoso condomínio daquela capital, ao receber o chamado do restaurante para confirmar o endereço, sendo informada que o entregador estava na portaria do condomínio, o(a) comprador(a) exclamou: “esse preto não vai entrar no meu condomínio”, solicitou “outro motoboy que seja branco” e finalmente reafirmou “não vou permitir esse macaco”.

Trata-se de patente caso de injúria racial, tipificado na lei penal, pelo qual manifestamos TOTAL REPÚDIO, esperando que o(a) responsável pelas agressões responda à Justiça pelos seus atos.

Nunca é demais lembrar o racismo existe sim, e, é uma triste realidade ainda enfrentada em pleno Século XXI, e, mesmo após tantos anos de constante luta em prol dos direitos dos negros, atos grotescos como o aqui repudiado continuam acontecendo em nosso país.

A Ordem dos Advogados do Brasil jamais compactuará com qualquer manifestação que oprima, diminua, ridicularize, exclua ou menospreze a pessoa, independente de etnia, credo, orientação sexual e qualquer outra forma de discriminação, sobretudo racismo. Além de não compactuarmos com tal insipiência, não permaneceremos calados ante atitudes de tamanha repugnância.

Ressaltamos também que lutamos por Justiça, porém com civilidade, esperando seja instaurado o devido processo legal amparado pelo contraditório e a ampla defesa, observada a Lei, de modo que Justiça seja feita dentro da legalidade, não repetindo a mesma barbárie da agressão.

A Comissão de Direitos Humanos está a postos para agir ativamente em combate a tais atitudes e lutaremos dia a dia em busca de justiça social para todos.

Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Anápolis, Sala de Sessões, aos 28 dias do mês de outubro de 2020.

Comissão de Direitos Humanos

Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Anápolis