PRESIDENTE DA SUBSEÇÃO DE ANÁPOLIS PREZA POR DEFESA INTEGRADA DAS PRERROGATIVAS E VALORIZAÇÃO DO PAPEL SOCIAL DA OAB

A subseção de Anápolis tem como linha de trabalho a sinergia de forças para enfrentar os maiores desafios da advocacia e reforçar o papel da OAB na defesa da cidadania e das prerrogativas. Para isso, o presidente Samuel Santos conta com o trabalho integrado das 50 comissões temáticas instituídas na subseção.

Essa colaboração se reflete na defesa das prerrogativas, luta que Santos considera “o maior desafio não apenas da subseção, mas da OAB num contexto geral”. Ele revela que para a gestão 2022-2024, a subseção inovou diante da grande relevância do tema das prerrogativas.

A Comissão de Direitos e Prerrogativas de Anápolis tem a participação dos 50 presidentes de comissões temáticas da subseção. “Temos um defensor específico de prerrogativas em todas as áreas e searas da advocacia, dando o total respaldo para o exercício da profissão”, resume.

As comissões também possuem a tarefa de desenvolver, no mínimo, três projetos nas áreas jurídica, social e assistencial. A ideia, segundo exemplifica o presidente, é que sejam palestras, seminários jurídicos, iniciativas nas demandas sociais de interesse da instituição e ações de assistência que estimulem a cidadania da comunidade anapolina e aproximem a Ordem da sociedade. “As comissões compreenderam muito bem a ideia e temos conseguido realizar um trabalho de grande relevância e alcance”, avalia.

Valorização

Na avaliação do presidente da subseção de Anápolis, a luta pelo respeito às prerrogativas da advocacia passa por uma atuação não apenas interna, institucional, de capacitação e valorização da advocacia. “Mas também a busca incansável por um diálogo respeitoso e saudável com as demais instituições e Poderes a fim de conscientizá-los sobre a indispensabilidade da advocacia para a administração da Justiça”, considera.

Em Anápolis, ele assegura que há um bom diálogo com os entes do sistema Justiça, o que possibilita a resolução “rápida, ponderada e cortês” dos casos que surgem.

Santos entende que a advocacia passa por um momento de crescimento, nos aspectos individual e institucional. Para ele, a sociedade tem identificado cada vez mais a importância e a essencialidade de se ter um advogado e a OAB, em seus três níveis (Subseção, Seccional e Conselho Federal), tem sido cada vez mais presente “na defesa do direito, da justiça social, dos direitos humanos, do exercício pleno da cidadania e do estado democrático de direito.”

“A advocacia tem encontrado na OAB o respaldo necessário para o exercício da profissão de forma digna e ampla. Problemas sempre existem. Impossível esgotá-los. Mas a OAB tem se posicionado de forma efetiva e imediata diante das demandas apresentadas, se colocando a serviço da advocacia e da sociedade em seu mister”, reforça.

Estrutura

Com cerca de 3 mil advogados ativos inscritos, Anápolis é a maior subseção do estado em número de profissionais. Para o presidente, a infraestrutura à disposição da advocacia é “excelente”. “Um total interesse das atuais gestões da OAB-GO e CASAG em entregar à advocacia estrutura e serviços à altura de seu prestígio tem trazido para a OAB Anápolis, em trabalho conjunto com a Diretoria da Subseção, inovações que proporcionarão maior conforto e ampliarão os serviços à advocacia da região”.