Anápolis vai voltar a ter campeonato amador de futebol

A Liga Anapolina de Desportos atualmente se encontra sem representação e sem calendário para realização do Campeonato Amador de Futebol para o ano de 2022. Nesse sentido, foi colocado em pauta pela Federação Goiana de Futebol (FGF), a necessidade de criar uma comissão para legitimar o processo eleitoral. O processo será feito em parceria com a Comissão de Direito Desportivo da OAB Anápolis. O acerto foi feito durante uma reunião na sede da Subseção e deve possibilitar o retorno do Campeonato de Futebol Amador na cidade.

A Comissão de Direito Desportivo vai orientar os filiados da Associação, sobre os requisitos a serem preenchidos àqueles quem pretendem regularizar sua situação perante a FGF, e assim exercer o direito ao voto e se habilitarem aos cargos da Diretoria da Liga (LAD). Fazendo uso da palavra, o Dr. Gustavo Brandino, presidente da Comissão, ressaltou da importância da Liga Anapolina de Desportos e da manutenção do Campeonato Amador para a cidade de Anápolis, que contempla também cidades vizinhas. “A Liga (LAD) foi fundada em julho de 1949 e seu estatuto é de 2008, tendo sido inclusive já sido o maior campeonato amador de futebol do Brasil”, pontuou Gustavo.

Eleições

As eleições promovidas pela FGF ocorrerão no final do mês de junho de 2022, em local a ser definido. “A mediação da FGF e da Comissão de Direito Desportivo da OAB Anápolis, será fundamental para que a Liga Anapolina de Desportos escreva um novo capítulo em sua história, resgatando o futebol amador de alto nível, com qualidade e competitividade”, disse André Luiz Pitta Pires, presidente da FGF.

Participaram da primera parte desse planejamento, durante Assembléia Geral Extraordinária da Liga Anapolina de Desportos, o presidente da Federação Goiana de Futebol, seu vice-presidente, Ronei Ferreira de Freitas e o Diretor Geral Leonídio José dos Anjos. Também se fizeram presentes o ex-Secretário de Esportes e ex-Diretor de Futebol na cidade de Anápolis, Kim Abrahão, o vereador e presidente da Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Anápolis Luzimar Silva, o Secretário Geral da OAB/GO Subseção Anápolis Dr. Leandro Viturino, o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/GO Subseção Anápolis Dr. Gustavo Brandino, seu vice-presidente Dr. Erivelton Soares e demais integrantes da Comissão, assim como o advogado representante da Federação Goiana de Futebol na cidade de Anápolis, Dr. Daniel Dutra.

Contou-se ainda com a presença de aproximadamente 40 pessoas, dentre elas, simpatizantes do futebol amador, dirigentes de clubes e seus advogados e imprensa esportiva. O Presidente da OAB Anápolis, Dr. Samuel Santos, destacou que “a OAB Anápolis, além de ser a casa da advocacia, também é a casa da sociedade. Portanto, todas as temáticas que se apresentarem para nós, se for de importância para a sociedade, para nós também serão, e não envidaremos esforços para, por meio do incansável trabalho de nossas Comissões Temáticas, para auxiliar na busca de soluções.”