INFORMATIVO OAB ANÁPÓLIS
Receba mensalmente nosso boletim informativo no seu e-mail
Dando sequência às ações de interiorização da OAB Nacional, nesta quarta-feira (27/9), ocorreu o 2º Seminário de Interiorização Jurídica da Escola Superior de Advocacia (ESA), em Anápolis (GO). O evento “O Direito Contemporâneo em questão” tem por objetivo promover a capacitação continuada e atualização jurídica à advocacia de todos os rincões. Durante a abertura, foi realizada homenagem à ministra do STJ Laurita Vaz.
“A interiorização da advocacia tem o objetivo de promover o valor de cada um e cada uma de vocês. O caminho da advocacia tem seus percalços naturais, mas a advocacia é para todos, jovens e mais velhos. Por isso, nosso principal pilar é a formação continuada. Nós temos a consciência de que o conhecimento técnico de qualidade é o responsável por criar oportunidades reais no desenvolvimento profissional”, disse o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, em mensagem enviada.
O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, destacou que o Seminário de Interiorização é importantíssimo, “é a Ordem em todos os rincões do país”. “A atualização da advocacia não se dá apenas nos grandes centros, mas sim em todo o país. É assim que pensa a OAB, e assim deve ser”, afirmou Horn.
Segundo a vice-diretora geral da ESA, Luciana Neves Gluck Paul, “temos uma imensa responsabilidade com a sociedade brasileira. Somente com a capacitação profissional, garantiremos a defesa de todos os direitos fundamentais, de defender o Estado Democrático de Direito, de defender todo e qualquer cidadão que tenha o direito violado”, disse.
Homenagem
Prestes a se aposentar, a ministra do Superior Tribunal de Justiça Laurita Vaz foi homenageada na abertura do evento. Emocionada, a magistrada relembrou sua trajetória.
Laurita Vaz foi a primeira mulher a presidir o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Natural de Goiás, ela trilhou uma longa carreira no Ministério Público antes de ser nomeada para o Tribunal da Cidadania, em junho de 2001. “Àquela época, vendo uma corte dominada por homens, quase não acreditei na minha candidatura, mas meus colegas me incentivaram”, disse.
Perante uma plateia majoritariamente feminina, Laurita se mostrou animada. “Fico feliz de ver cada vez mais mulheres aqui, avançando nas carreiras jurídicas. Reconheço que ainda há barreiras para que outras cheguem onde cheguei, mas não devemos retroceder”, finalizou.
Programação
Entre os painéis programados também estão “Equilibrando a balança: desafios na quantificação do dano moral justo e o combate à litigância predatória”; “Julgamento com perspectiva de gênero – Judiciário e mulher”; “Capacitação da advocacia: meios extrajudiciais de resolução de conflitos”; “Marketing jurídico e a advocacia 4.0”; “O uso das ferramentas tecnológicas e cruzamentos de dados e a validade das provas digitais”; e “Capacitação continuada da advocacia”.
Participarão também do evento os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Marcello Terto e Marcos Vinícius Jardim Rodrigues; o coordenador nacional de Interiorização, João de Deus Quirino Filho; a coordenadora adjunta nacional de Interiorização, Layla Milena Oliveira Gomes; e o coordenador estadual de Interiorização da OAB-GO, Marco Aurélio Basso de Matos Azevedo.
Fonte: CFOAB
Receba mensalmente nosso boletim informativo no seu e-mail