OAB-GO promove campanha de atualização cadastral da advocacia para eleições on-line em 2024

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) está implementando mais uma ação inovadora. As eleições da entidade para o triênio 2025-2027 serão realizadas no dia 19 de novembro de 2024, das 09h às 17h, de forma totalmente on-line. Esse novo modelo de eleições está alinhado com a atual gestão da Seccional, que valoriza a modernidade, o desenvolvimento e a união da advocacia.

Para garantir que todos os(as) advogados(as) possam exercer seu direito ao voto, a OAB-GO está promovendo uma campanha de atualização cadastral através do aplicativo APP Ordem, disponível na App Store (iOS) e Play Store (Android). O prazo para atualizar o cadastro vai até o dia 18 de outubro de 2024.

Atualização cadastral: como proceder

1. Baixe o APP Ordem:
    Clique aqui para baixar na App Store
    Clique aqui para baixar na Play Store
  2. Faça login no aplicativo e clique na opção ‘’Atualização Cadastral’’ e atualize seus dados como e-mail, telefone e WhatsApp:
    Clique aqui para acessar o tutorial

Aqueles que preferirem atualizar seus dados fora do aplicativo, podem fazê-lo pelo sistema BR Conselhos/Gproc da OAB (clique aqui para acessar o tutorial).

Se houver qualquer dificuldade durante o processo, clique aqui e seja direcionado(a) a Central de Suporte para as Eleições da OAB-GO.

Requisitos para votação:

• Advogados(as) regularmente inscritos e adimplentes com a Seccional estão aptos a votar;
  • A regularização financeira deve ser feita até o dia 18 de outubro de 2024. Considerando que é vedada a regularização da situação financeira no período de 30 (trinta) dias antes da data da eleição, eventuais débitos em atraso devem ser quitados até 18/10/2024 para garantir a participação nas eleições (clique aqui caso queira acessar o sistema de pagamento).

Eleições on-line

Em 2021, cinco seccionais – Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Maranhão – adotaram com sucesso o formato on-line, aumentando a participação dos advogados e reduzindo a taxa de abstenção.

Essa iniciativa visa não só ampliar a inclusão e acessibilidade, como também reforçar a legitimidade na escolha dos representantes da advocacia goiana. Além disso, o formato on-line irá gerar uma economia de cerca de 50% dos custos em comparação ao pleito de 2021.

Participação no processo eleitoral

O link do site de votação será disponibilizado em breve pelos canais de comunicação da OAB-GO. Caso ocorra alguma eventualidade que impeça o voto por meio de equipamentos eletrônicos, não há motivo para preocupação. A sede da Seccional  em Goiânia e as 57 subseções estarão equipadas com pontos de votação, disponibilizados para garantir a participação de todos os advogados e advogadas no pleito.

Vantagens das eleições on-line

Comodidade: por ser um processo 100% on-line, advogados(as) de todo o estado de Goiás poderão participar da eleição de onde estiverem, utilizando celular, tablet ou computador, de forma prática e segura. Não será necessário se deslocar até locais de votação, evitando filas e desgaste.

Acessibilidade: o processo de votação será simples e poderá ser realizado a qualquer momento entre 9h e 17h do dia 19 de novembro. Isso oferece flexibilidade para que cada advogado(a) possa escolher o momento mais conveniente, considerando suas rotinas e compromissos profissionais.

Segurança e transparência: a empresa Webvoto, homologada pela OAB Nacional, foi contratada para realizar a votação online. Essa empresa já conduziu com sucesso cinco eleições em 2021 e agora é responsável por grande parte das seccionais que farão eleições no formato online. Além disso, uma auditoria acompanhará todo o processo, garantindo ainda mais segurança e transparência nas eleições.

Fonte: OAB/GO