OAB-GO, ESA E CASAG PARTICIPAM DO II SEMINÁRIO DE INTERIORIZAÇÃO JURÍDICA DA ESA NACIONAL

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), a Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) participam, nesta quarta-feira (27), do II Seminário de Interiorização Jurídica da Escola Superior da Advocacia (ESA) Nacional, evento promovido pelo Conselho Federal da OAB. O seminário é realizado no CEL da OAB Anápolis e segue até às 19h.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins; a secretária-geral, Talita Hayasaki; a secretária-geral adjunta, Fernanda Terra; o diretor-tesoureiro Eduardo Cardoso Júnior; o diretor-presidente da ESA Goiás, Rodrigo Lustosa; o vice-presidente executivo da ESA, Carlos André Pereira; e o presidente da subseção de Anápolis, Samuel Santos.

Também marcaram presença a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Néli Cárita; o diretor-tesoureiro, Rodrigo Guedes; os conselheiros federais por Goiás, Layla Gomes, Roberto Serra, Ariana Garcia, David Soares e Arlete Mesquita; o coordenador da ESA Anápolis, Júlio Neiva; e os conselheiros seccionais da OAB-GO. Na abertura do evento, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, foi homenageada pelos anfitriões.

Presenças

Em seu discurso de abertura, o presidente Rafael Lara afirmou que “a OAB está perto da advocacia onde quer que ela esteja”. “Aqui em Anápolis, neste evento, estamos formalizando, representando e fixando essa premissa importante do presidente Beto Simonetti, na qual garante estar ao lado de todos os advogados e advogadas”, disse.

O diretor-presidente da ESA Goiás, Rodrigo Lustosa, afirmou que “onde não há conhecimento, não há civilização; e onde não há civilização, não há sequer a advocacia, e é por isso que estaremos sempre ao lado de cada advogado e advogada. O Direito é complexo, a nossa profissão é complexa, e nós precisamos mais do que nunca e urgentemente de conhecimento”.

A vice-presidente da Casag, Néli Cárita, por sua vez, afirmou que “a interiorização jurídica é um conceito essencial no desenvolvimento de nossa sociedade”. “É nossa responsabilidade como advogados e profissionais do direito garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica, tenham acesso à justiça e aos seus direitos fundamentais”, disse.

Conhecimento

O presidente da subseção de Anápolis, Samuel Santos, afirmou que “a subseção de Anápolis, juntamente com a ESA Anápolis, busca diariamente levar o conhecimento à advocacia. Que tenhamos um excelente e brilhante evento!”.

O presidente do CFOAB, Beto Simonetti, salientou que o principal pilar da Ordem é a formação continuada da advocacia. “Nós temos a consciência de que o conhecimento técnico de qualidade é o responsável por criar oportunidades reais para todos os profissionais”, disse.

“Esse projeto de interiorização é importantíssimo. É a advocacia presente, é a Ordem presente em todas as regiões do país. Estamos não apenas levando conhecimento de qualidade, mas também espaços físicos e equipamentos para que todos os advogados se sintam pertencentes ao Sistema OAB”, disse o vice-presidente do CFOAB, Rafael Horn.

O II Seminário de Interiorização Jurídica da ESA Nacional tem como principal propósito dar sequência às iniciativas de interiorização da ESA em nível nacional. Com isso, o objetivo é efetivar o compromisso de proporcionar à advocacia a oportunidade de acesso à capacitação contínua e à atualização jurídica de alta qualidade.