INFORMATIVO OAB ANÁPÓLIS
Receba mensalmente nosso boletim informativo no seu e-mail
Neste 1º de fevereiro, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) celebra o aniversário da subseção de Anápolis, fundada em 1973. Ao todo, são 50 anos de história, tradição e luta cotidiana em defesa e proteção dos direitos e das prerrogativas dos advogados e advogadas anapolinos.
À época, a subseção foi instalada devido à luta dos advogados Vicente de Paulo Alencar e Adahyl Lourenço Dias, que, embora houvesse o processo do percurso reivindicatório que ocorria no Rio de Janeiro, enfrentaram diversos empecilhos, inclusive o extravio dos autos originais. No entanto, nada impediu que a subseção fosse criada. Tratava-se, enfim, da segunda subunidade da OAB no Centro-Oeste brasileiro.
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, reforçou a importância história da subseção. “Reconheço a cidade de Anápolis como um de nossos maiores tesouros históricos em Goiás. E, sem dúvida alguma, a subseção acompanha essa importância. A advocacia anapolina sempre se destacou por sua forte militância classista e pelas suas atuações profissionais em constante crescimento, o que eleva a grandeza da nossa categoria.”
“Estar presidente da OAB-GO durante esse período que a subseção completa 50 anos de criação é um privilégio que reforça, ainda mais, minha responsabilidade e compromisso em contribuir com o impulsionamento e entregar uma representação exitosa aos advogados e advogadas da cidade”, completou Rafael Lara.
Hoje, Anápolis é a maior subseção de Goiás. Ao longo destes 50 anos, a subseção contou com 15 presidentes. Na atual gestão, liderada pelo advogado Samuel Santos (2022-2024), o trabalho segue enraizado na luta pela valorização da advocacia. Para isso, 50 comissões temáticas foram instituídas, além do esforço árduo de toda a diretoria na defesa das prerrogativas e pela dignidade dos advogados e advogadas.
Orgulhoso por presidir a subseção em seu cinquentenário, Samuel Santos relembra e homenageia a trajetória dos ex-dirigentes. “Tenho em minha essência, por criação, um enorme respeito pelo passado, pela história e pelos legados. Por isso, trago comigo o intransigível compromisso de dar seguimento ao brilhante trabalho realizado pelos ilustres advogados e presidentes que por aqui passaram, e na luta incansável pela valorização e respeito aos direitos e prerrogativas dos advogados e advogadas, impulsionar a advocacia e defender a cidadania”, destacou.
Parabenização
O presidente da Casag, Jacó Coelho, destacou a importância da celebração. “Este aniversário é uma celebração para toda a advocacia. Ao longo dos anos, a OAB Anápolis tem sido uma voz ativa na luta por uma sociedade mais justa e democrática, atuando em diversas frentes para garantir a defesa dos direitos humanos e a preservação da ordem constitucional”, afirma o presidente da Casag, Jacó Coelho. Ele cita também avanços por parte da Caixa da Assistência na região. “Nós temos o CEL da OAB de Anápolis, um clube que possui uma ampla infraestrutura e que passará por novas reformas neste ano”, conta.
Histórico
Com mais de 3 mil advogados (as) inscritos na subseção em 2023, o município contou com o trabalho de valorosos líderes da advocacia anapolina e goiana, como os ex-presidentes Washington Pacheco e Antônio Heli de Oliveira, que por três e seis gestões, respectivamente, transformaram a realidade da profissão em Anápolis, trabalhando diuturnamente para garantir e preservar a dignidade da advocacia anapolina.
Washington Pacheco presidiu a subseção por três mandatos consecutivos, nos triênios 1995-1997, 1998-2000 e 2001-2003. Nesse período, a advocacia anapolina contou com avanços na infraestrutura do CEL da OAB Anápolis e ações de estímulo à profissionalização da advocacia em início de carreira. “Fizemos várias obras físicas na área das piscinas, bares, playground, campo de futebol, quadras e na portaria do CEL. Além de realizarmos inúmeros encontro e semanas jurídicas com serviços que foram fundamentais para a advocacia jovem”, recorda.
Pacheco destaca ainda que foi em suas gestões que a antiga Farmácia dos Advogados foi instalada na subseção por meio da Casag.
Antônio Heli de Oliveira, por sua vez, presidiu a subseção em seis mandatos (1983-1984; 1984-1985; 1993-1994; 2007-2009; 2010-2012; 2013-2015. Em seu programa de trabalho, o ex-presidente teve como principais compromissos, a construção da sede da Subseção de Anápolis, dinamizar as atividades do CEL em Anápolis, instalar uma sucursal da Escola Superior de Advocacia (ESA) em Anápolis e trabalhar pela instalação de novas varas judiciais na comarca.
Fonte: OAB-GO (site)
Receba mensalmente nosso boletim informativo no seu e-mail